top of page

Cromoterapia "A Cura pelas cores"

  • Foto do escritor: Kami Débora Fernandes
    Kami Débora Fernandes
  • 13 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Cromoterapia é a prática pseudocientífica de utilizar cores na cura de doenças, a qual vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem do grau de harmonia na interação entre meio ambiente, corpo e mente.

Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris, fazendo com que um feixe de luz do sol passasse por um prisma. Já o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de quarenta anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul calmantes, o amarelo provoca sensações de alegria e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Os chacras e sua posição no corpo humano

Cores dos chacras

Praticantes da medicina ayurvédica acreditam que o corpo tenha sete chacras e que estes seriam os “centros espirituais” de cada humano. Tais chacras estariam localizados ao longo da espinha.

A filosofia New Age associa cada um dos chacras com uma cor do espectro da luz visível, junto com uma função e órgão ou sistema do corpo. De acordo com essa visão, os chacras poderiam se desequilibrar e causar doenças físicas, mas a aplicação de cores apropriadas teriam a propriedade de regular tais desequilíbrios.

Cores Chakra Localização do Chakra Função

Vermelho: Primeiro Base da espínha Instinto e sobrevivência

Laranja Segundo Baixo Abdômen genitais Emoções,Sexualidade Amarelo Terceiro Plexo Solar Poder ,Ego Verde Quarto Coração Amor,senso de Responsabilidade

Azul Quinto Garganta Comunicação Física e Espiritual

índigo Sexto Centro da Testa Perdão ,Compaixão,Entendimento

Violeta Sétimo Coroa da cabeça Conexão com energias Universais

Percepção científica

A cromoterapia é tida pelos peritos em saúde com charlatanismo.De acordo com um livro publicado pela Sociedade Americana do Câncer, "as evidencias científicas disponíveis não sustentam as reivindicações de que o uso alternativo de lâmpadas coloridas são um meio efetivo para a cura do câncer e de outras doenças"

Fotobiologia, que é o termo para o estudo científico contemporâneo do efeito da luz sobre os humanos tem substituído o uso da palavra cromoterapia, num esforço de desassociá-la de suas raízes no misticismo vitoriano, bem como desvinculá-la da associação com simbolismo e mágica. A fototerapia, aliás, é uma abordagem de tratamento específica que usa luzes de alta intensidade para tratar desordens específicas de humor, sono e pele.

A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata, no Cazaquistão. A terapia não é, contudo, reconhecida pela comunidade científica.

Fonte: Wikipedia/Cromoterapia

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page